ARTIGOS DO PADRE XIKO

< Voltar para os Artigos

A melhor escola

A melhor escola

 

Todos nós temos consciência da importância, da necessidade e da urgência de investir na educação. 

 Sabemos que os responsáveis pela educação e as instituições de ensino têm procurado aperfeiçoar seus métodos educacionais, têm se preocupado em oferecer cursos de formação aos seus profissionais para que haja mais qualidade e eficiência ao ensinar; no entanto, não tem sido nada fácil, e os resultados nada satisfatórios. 

A que se deve essa situação?

Creio que o problema fundamental esteja justamente na falta de investimento, de cuidado, de atualização e de preparo para com a melhor e mais importante escola, que é a família.

A sociedade em geral, os governos, os meios de comunicação social e as demais instituições, na maioria, não têm colaborado no que se refere ao respeito às leis, aos critérios de justiça, de paz, em manter o diálogo e, sobretudo, não se preocupam em transmitir ou manter os valores fundamentais da pessoa humana.

 Pelo contrário, a família tornou-se vítima de muitas agressões e invasões destruidoras. Assim, a melhor escola de cuidado e de aperfeiçoamento da vida está ameaçada pela cultura de morte e de liberalismo desenfreado. 

A melhor escola de formação de homens e mulheres, de cidadãos está sendo ridicularizada por muitos meios e por maus exemplos da própria sociedade.

 O lugar quente, de aconchego, carinho, respeito, intimidade e de confidências sagradas está sendo traído pela cultura do passageiro, do imediatismo e das facilidades.

O lugar que deveria ser o predileto da aprendizagem da confiança, da ternura, do altruísmo, da solidariedade vai dando lugar à traição, à pressa, ao egoísmo e à superficialidade.

A melhor escola de aprendizado dos princípios éticos e morais vai ficando para amanhã, porque a correia do dia-a-dia sobrepassa os limites da convivência humana.

Seria de fundamental importância que a sociedade voltasse a acreditar realmente na família como a melhor e mais eficaz escola de formação da pessoa.

 Por que não tornar efetivo o que lemos e ouvimos em reportagens e depoimentos obre a família que é um tesouro, que é fundamental e indispensável para o ser humano?

Sei que isso é possível, pois conheço famílias que são verdadeiros exemplos de escolas de vida. Conheço, sim, famílias que ainda cultivam o diálogo, a cumplicidade e que são oásis de paz e de esperança. 

Pe. Xiko, SAC



Publicação: Em 03/08/2018 às 00:00h < Voltar para os Artigos

Deixe seu comentário:

LEMA DE SACERDÓCIO:

"Eu, o senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para seres a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas" (Is.42,6).

contato@pexiko.com.br
Todos os direitos reservados www.pexiko.com.br © 2013
Desenvolvido por: