ARTIGOS DO PADRE XIKO

< Voltar para os Artigos

Cristãos leigos e leigas

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade

O ano de 2018,  para a Igreja do Brasil, será o ano dedicado aos cristãos leigos e leigas. Será,  portanto, um ano especial para a reflexão e tomada de consciência da vocação e  da missão dos cristãos  leigos e leigas dentro na Igreja e, em  sua missão no mundo, sal da terá e luz do mundo. 

Sabemos que os cristãos  leigos e leigas na Igreja são a maioria, isto já mereceria uma atenção especial, mas não é exatamente essa a razão pela qual se elegeu 2018 como o ano do laicato. 

O motivo fundamental resida na importância de sua vocação e de sua missão, sobretudo,  na atual conjuntura da sociedade.   

Eles não são apenas aqueles fieis aos quais cabe o papel de obedecer e executar as ordens dos pastores, nem somente aqueles que escutam e vivem a Palavra de Deus, mas são, por vocação e mandato batismal, sujeitos da evangelização, como discípulos missionários. 

Os pastores distinguem-se pela função, pelo ministério que lhes é conferido, mas pelo batismo somos todos igualmente responsáveis pela evangelização e temos igualdade de dignidade, como afirma a Lumen Gentium “nenhuma desigualdade, portanto, em Cristo e na igreja”. ( LG 32)

 Hoje os leigos e leigas são chamados a serem protagonistas (os mais importantes, os primeiros) na ação evangelizadora, no mundo.

 Sim, são chamados a serem a Igreja no coração do mundo e trazer o mundo para o coração da Igreja.

Como cristãos, os leigos e leigas  são chamados a viver como discípulos missionários de Jesus, em nosso dia a dia, em nossos ambientes, especialmente na família, através de  palavra e seu testemunho de fé. 

Desejamos que o ano do laicato seja uma rica oportunidade para renovar a consciência e a missão fundamental de serem o sal da terra e a luz do mundo nesta sociedade escura pela violência, triste pela desesperança, sombria pela corrupção e pálida pela falta de amor.

Desejo que, em suas famílias e em seus ambientes de trabalho e de convivência, sejam oásis de vivência do Evangelho e escola de fé.

Avante,  cristão leigos e leigas, o ano é dedicado a vocês, é a hora de vocês!

Pe. Xiko, SAC




Publicação: Em 23/12/2017 às 19:02h < Voltar para os Artigos

Deixe seu comentário:

LEMA DE SACERDÓCIO:

"Eu, o senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para seres a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas" (Is.42,6).

contato@pexiko.com.br
Todos os direitos reservados www.pexiko.com.br © 2013
Desenvolvido por: