ARTIGOS DO PADRE XIKO

< Voltar para os Artigos

Cristãos leigos e leigas em comunidade

Cristãos leigos e leigas em comunidade

A vida em comunidade para os cristãos é uma realidade essencial, ou seja, faz parte do ser cristão. Portanto viver em comunidade não é opcional, não é uma questão de querer, mas uma questão do ser. 

Batizar-se é justamente nascer pela graça para a pertença a um povo, para uma família, a família de Deus.

 Assim, pelo batismo nos tornamos membros do corpo de Cristo, como diz São Paulo em, (1cor 12,12), “formamos um só corpo, mesmo tendo muitos membros.

” Não só estamos em comunidade, mas somos comunidade. Daí o  cristão ser um ente comunitário por natureza. 

Precisamos crescer na consciência de que viver como comunidade, fazer parte da comunidade é um bem e o primeiro bem recebido no batismo, pois pelo batismo somos enxertados, inseridos em Cristo. 

A pertença à comunidade não é apenas uma pertença física ou de participação pela ação, mas é uma pertença vital pela graça de Deus. Em Cristo somos membros vivos da comunidade dos filhos e filhas de Deus. 

Dessa realidade brotam todos os ministérios e serviços. 

Viver, estar, trabalhar ou participar na comunidade não é um favor, nem uma ajuda porque há necessidade, mas é uma expressão do ser cristão. 

Claro que, assim como na família humana, na vida social aprendemos a conviver, educamo-nos para estar e viver em família, assim também na vida comunitária cristã, temos necessidade de apreender, precisamos nos educar para a convivência e partilha comunitária. 

Aprendemos exercitando-nos, convivendo, participando, trabalhando juntos.

Com certeza a vida em comunidade é um grande desafio, mas sempre será mais rica que a vida solitária, individualista, uma vez que, na medida de nossa integração, teremos possibilidade de crescer e amadurecer na fé. 

Pe. Xiko, SAC

 



Publicação: Em 09/01/2018 às 16:02h < Voltar para os Artigos

Deixe seu comentário:

LEMA DE SACERDÓCIO:

"Eu, o senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para seres a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas" (Is.42,6).

contato@pexiko.com.br
Todos os direitos reservados www.pexiko.com.br © 2013
Desenvolvido por: