ARTIGOS DO PADRE XIKO

< Voltar para os Artigos

Primeira semana da quaresma

Primeira semana da quaresma

Na primeira semana do tempo da quaresma, somos convidados a comtemplar a criação e renovar a consciência de que Deus é o criador e Senhor de tudo.

Foi Deus que criou todas as coisas e criou-as como se fossem um jardim, ou seja, tudo muito belo. Depois de ter criado tudo, criou o ser humano, dando-lhe seu próprio espírito, livre arbítrio e liberdade de escolha,   constituindo-o senhor e rei de toda a criação, mas lhe impôs limites que ele não obedeceu.

Constamos, então, que, desde o início da criação, o ser humano traz a inclinação para o mal, traz em si o desejo de ser como Deus devido à liberdade.

Da contemplação do jardim, somos convidados a ir ao deserto para sentir quem somos. Jesus nos ensina e nos coloca os elementos essenciais da quaresma. 

Ir ao deserto durante quarenta dias, assim lembramos o dilúvio que choveu durante quarenta dias e quarenta noites; lembramos que Moisés levou quantos anos para entrar na terra prometida, 

Lembramos que  Elias deitou desanimado e Deus manda um anjo, manda pão, depois caminha 40 dias e quarenta noites para chegar a Horebe, lá Deus lhe fala. 

E Mostra como Deus chega. Brisa suave. 1 reis, 19,8

Moisés sobe o monte e fica 40 dias e 40 noites  (Ex 24, 18)

Depois Deus fala com Moisés.

Jesus vai ao deserto, e fica 40 dias e 40 noites. 

Lá foi tentado. 

Nesta semana também nós somos convidados a ir ao deserto, ou subir ao monte para esperar a voz, o chamado de Deus.

Somos convidados a criar dentro de cada um de nós um monte Horebe, criar um monte Sinai; ou ir ao deserto de nosso interior para fazer como Jesus. 

Somos, pois, convidados a seguir o itinerário de Jesus.

Pe. Xiko



Publicação: Em 06/03/2019 às 20:23h < Voltar para os Artigos

Deixe seu comentário:

LEMA DE SACERDÓCIO:

"Eu, o senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para seres a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas" (Is.42,6).

contato@pexiko.com.br
Todos os direitos reservados www.pexiko.com.br © 2013
Desenvolvido por: