ARTIGOS DO PADRE XIKO

< Voltar para os Artigos

Um jovem com mais de oitenta anos

Um jovem com mais de oitenta anos


Jovem é aquele que não perdeu a vontade de sonhar, nem  perdeu a esperança.

 É aquele capaz de surpreender, que está sempre em movimento,  que se preocupa com a novidade, que prioriza o amor. 

Essas características encontramos  na figura do papa Francisco que a cada dia nos surpreende com seu modo jovem de ser e agir.


Segundo o Papa atualmente existem duas categorias de excluídos: os velhos e os jovens.

 Em relação aos jovens, ele diz que se os adultos quiserem falar com os jovens, que caminhem com eles, mas alerta que não queiram ser seus  professores ou mestres, pois eles não gostam de ser comandados; gostam, sim, de ser ouvidos. 

Ele coloca muita esperança nos jovens, pois eles são de fundamental importância para o futuro da humanidade.


Realmente  nós também depositamos  esperança nos jovens, porém, o mundo também necessita  de jovens como o Papa Francisco que aos 81 anos  continua a nos surpreender; a nos mostrar caminhos de esperança e estimula-nos a viver com muita alegria e amor.

 Prova disso são seus últimos escritos, como a Exortação “Alegrai-vos e Exultai” na qual trata  sobre a nova visão de santidade. 

Ele convida-nos a criar uma nova cultura a respeito da santidade e conclama-nos a buscá-la através de simples gestos cotidianos, como uma saudação carinhosa, um abraço solidário, um sorriso gratuito, um aperto de mão fraterno, uma palavra de conforto, ou  até  cumprir tarefas normais do dia a dia com ternura e e dedicação. 

Francisco surpreende ainda  ao falar que  gosta de ver a santidade no povo paciente de Deus: “nos pais que criam seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas. 

 Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade ‘ao pé da porta’.” A santidade que é  « o rosto mais belo da Igreja”.


Encontramos também a juventude nas palavras do seu livro  com o título: “Deus é jovem” no qual  ele diz  que os jovens são profetas com asas; são  fortes graças à sua singularidade, suas diferenças e sua aparente fraqueza. 

Ele diz:  “os jovens são profetas que voam mais longe, que voam sobretudo para levar a mensagem de paz,  de esperança  e de amor nessa sociedade triste e desesperançada”. 

Com certeza precisamos muito desses profetas com asas de esperança, de ternura, de solidariedade, para levar a novidade do amor de Cristo particularmente  aos outros jovens. 


Felizmente temos como nosso Pastor esse homem maduro, mas de  ideias jovens que compreende mais do que ninguém o seu rebanho;  que se preocupa com a humanidade, que dá bons exemplos, que nos oriente para uma caminhada de santidade.

 Eis em nosso cenário, o  Papa com mais de 80 anos, com um coração que pulsa alegria e uma mente brilhante a nos  ajudar na busca  do caminho da santidade, do Reino de Deus.

Pe. Xiko, SAC


Publicação: Em 01/06/2018 às 09:57h < Voltar para os Artigos

Deixe seu comentário:

LEMA DE SACERDÓCIO:

"Eu, o senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para seres a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas" (Is.42,6).

contato@pexiko.com.br
Todos os direitos reservados www.pexiko.com.br © 2013
Desenvolvido por: